segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Resumo sobre a Janela 10 X 40






Muitos cristãos não sabem, porém, nós seminaristas aprendemos – juntamente com estas excelentes apresentações que tivemos aqui no Cenam 2013 – que algumas organizações missionárias trabalham arduamente para levar o evangelho para a região chamada de “Janela 10 X 40”, considerada como a região menos evangelizada do mundo.
Este nome se deu pela localização dos 62 países que formam um retângulo aos graus 10 e 40 acima da linha do Equador.
Tal região engloba o norte da África, o Oriente Médio e a maioria dos países da Ásia, países dominados pelo islamismo, hinduísmo e budismo.
Entre os ministérios que oferecem apoio missionário nesses locais encontramos a Junta de Missões Mundiais, da Igreja Batista, e também o Portas Abertas que mesmo sem usar este termo realiza trabalhos em muitos desses países.
Para se ter uma ideia da dificuldade de realizar um trabalho de evangelização nesses lugares, o Portas Abertas selecionou alguns depoimentos de cristãos que vivem na região.
Um cristão indonésio comemorou a oportunidade que lhe foi dada de participar de uma Escola Bíblica:

“A Portas Abertas me capacitou para cumprir meu chamado no serviço a Deus através dessa Escola Bíblica. Deus supriu todas as minhas necessidades em todos os sentidos”.

Já um pastor egípcio comemorou ter recebido sua primeira Bíblia.

“Eu cresci em uma vila cristã, mas esta é a primeira vez em 30 anos que recebo uma Bíblia inteira pra usar em minha igreja”.

A situação desses países é tão grande que desses 62 que compõem a Janela 10/40, 43 estão na lista dos países de maior perseguição contra cristãos. Incluindo a Coreia do Norte, Afeganistão, Arábia Saudita, Somália e Irã (são os cinco países que mais perseguem os cristãos em todo o mundo).

Além desses países, tivemos a oportunidade de nos alegrar com lugares onde o evangelho cresce, e de forma forte. Em suma, hoje, a tendência revela que nos países Asiáticos como Singapura, Coréia do Sul, Taiwan e China Continental, o Cristianismo está a crescer tão rápido que os entendidos predizem que esta região será a casa da maior população Cristã no Mundo.

Como reflexão, deixarei esta frase:

“Quem fica de joelhos diante de Deus permanece em pé diante de qualquer circunstância”.

E uma passagem bíblica, que é fundamental, ao qual desce em nosso coração com o fogo do Espírito Santo, aquele que arde em nosso coração, e, assim, chama-nos às nações:

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formoso os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas”.

Romanos 10.13-15

Devemos, assim, anunciar a grande mensagem da salvação àqueles que estão tão carentes desde alimento sublime, o pão, que é a palavra que sai da boca de Deus, o pão, que é Cristo, que mata a fome da nossa alma.
Para tal, Deus nos convida a pregar tal verdade salvadora. Por fim, o Senhor que é fiel, nos mostrará o caminho a seguir e brotará, em nosso ser, o amor às nações.

Agradeço, primeiramente, a Deus por esta tão rica oportunidade de fazer a EAD Betel, ao qual está me proporcionando um conhecimento tão grande e precioso da palavra santo de nosso Senhor. Também agradeço ao professor Clóvis pelo Cenam 2013, porque não tinha em mente a dor e o sofrimento de tantos fiéis ao redor do mundo (mais específico na janela 10X40). Agradeço, também, pelas vidas dos amados irmãos, seminaristas, pois aprendi muito com vocês e me orgulho de fazer parte deste povo, ao qual irá morar lá no céu.