Pular para o conteúdo principal

A prudância: justos X injustos






Como está nosso testemunho de “filhos de Deus”, “servos do Deus altíssimo”? Será que agimos como Deus, assim, deseja? Ou, será que temos uma vida dupla? Há um verdadeiro compromisso, da nossa parte, com o Senhor? Estamos sendo fonte de benção aos nossos semelhantes? Andamos com Jesus? Amamos como Jesus? Tentamos imitar Jesus?

Abordaremos neste estudo o assunto sobre a prudência do verdadeiro cristão. Discutiremos sobre os “tipos de evangélicos” que “mancham e sujam” o nome de Cristo, servindo, assim de maus exemplos, denegrindo o que deve ser puro – o evangelho de nosso Senhor.





“Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam a vossas obras e glorifiquem o vosso Pai, que estás nos céus”.
Mateus 5.16.

Que a luz de Cristo – que habita em nós – venha iluminar este mundo que, de escuro, está sendo destruído pelo malígno.
Que haja diferença em nosso modo de agir. Em nada devemos parecer com o mundo.
O que deve acontecer: Mudarmos o mundo, não sermos mudados por ele.

“Vós sois o sal da terra; e, se o sal for insípido, com que “há de salgar? Para nada mais presta, senão para se lançar e ser pisado pelos homens”. Mateus 5.13.

Os cristãos são “o sal da terra”.
Dois valores do sal são: o sabor e o poder preservar da corrupção. O cristão e a igreja, devem ser exemplos para o mundo e , ao mesmo tempo militarem contra o mal e corrupção da (vaidade) sociedade.

(1) As igrejas mornas (igreja de Laodicéia – Ap.3.14-18) apagam o poder do Espírito Santo e deixam de resistir ao espírito predominantemente no mundo. Deixam o mesmo as contagiar. Elas serão lançadas fora por Deus.
(2) Tais igrejas (ou pessoas) mornas serão destruídas, “pisoteadas pelos homens”; igualmente os mornos (aqueles que tem um pé na igreja outro no mundo) serão destruídos pelos maus costumes e pelos da sociedade ímpia.

“Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte”.
Mateus 5.14

As beatitudes descrevem o caráter essencial dos cristãos, e as metáforas do Sal e Luz demonstram a influência benéfica dos cristãos à medida que eles penetram a sociedade secular.
Há outras passagens bíblicas que confirmam essa verdade, são elas:

“Mas a vereda dos justos é como a luz da aurora, que vai brilhando mais e mais até ser dia perfeito”.
Provérbios 4.18

ð Justos: Aqui, espremidos entre os caminhos dos ímpios, o seu destino brilha com uma promessa sempre nova. (Verdade esta notada ao lermos o capítulo 4 inteiro).


“E será como a luz da manhã, quando sai o sol, da manhã sem nuvens, quando, pelo seu resplendor e pela chuva, a erva brota na terra”. 2 Samuel 23.04

Devemos ser como “a luz da manhã”, assim como Cristo é.

“... Eu sou a Raiz e Geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã”. Apocalipse 22.15

E em tudo devemos ser:

“para que sejais irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio duma geração corrompida e perversa, entre o qual resplandeceis como astros no mundo”. Filipenses 2.15

O povo deste mundo é tido como “geração incrédula e perversa”. Os mesmos possuem uma mentalidade errada, critérios imorais, valores totalmente distorcidos e, em tudo, não conhecem e rejeitam as normas e padrões da Palavra de Deus. Nós, como filhos de Deus, devemos nos separar do mundo e sermos puros de coração, inculpáveis, irrepreensíveis, a fim de proclamarmos a glória redenção em Cristo ao mundo perdido.

Devemos iluminar a escuridão do mundo.

Tudo que nos for bem – mediante os ensinamentos bíblicos – devemos seguir, imitar; e o que nos for mau, desprezar. A bíblia diz que devemos imitar a Deus, pois é exemplo de perfeição e pureza, prudência, pura.

“Sede, pois imitadores de Deus, como filhos amados”. Efésios 5.01

Os justos ouvem a Deus; os injustos nem O conhecem.
Os justos tem luz; os injustos vivem na escuridão.
O justos conhecem a paz; os injustos pensam sem conhecê-la.
Os justos sabem o que é o amor; os injustos confundem-no com a vaidade e a luxúria.
Os justos sabem o que á felicidade eterna; os injustos só conhecem as momentâneas, que no final são todo ilusão e falsas felicidades.
Os justos choram, mas o Senhor os consolam; os injustos não tem quem os consolem.
Os justos viveram para sempre; os injustos sofreram eternamente.
Ser justo só é lucro!



Uma vida dupla

“Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é poder de Deus para a salvação de todo aquele que nele crê”. Romanos 1.16

Mas, infelizmente, há muitos entre nós que se envergonham desse evangelho tão maravilhoso. São estes conhecidos como:

ð Crente, pé-na-igreja e pé-no-mundo. Este não sabe se fica com a verdade - Deus – ou a mentira, que é o mundo. Também podemos chamá-los de “em cima do muro” ou, como já citamos anteriormente, “os mornos”.

Muitos cristãos – que na verdade só têm o título, pois suas atitudes demonstram o inverso – são muitas vezes piores do que os do mundo. Há uma vida dupla, com direito a dupla personalidade.

No fim de semana vai a igreja, onde louva, ora, e até pode vir a trazer uma palavra aos irmãos presentes no culto. Mas, ao sair da igreja se transforma: arruma confusão no trânsito, briga com os filhos, fala palavrões, amaldiçoa... No serviço mantém seu disfarce de crente bem guardado, pois lá ele é outro. Paquera, bebe bebidas alcoólicas e fala mais palavrões. Além de mentir, enganar, etc.
Uma pessoa assim Deus não tem compromisso algum.
São pessoas assim que denigrem a imagem pura e verdadeira de Cristo.
Às pessoas assim basta dizer: Arrependam-se, antes que seja tarde demais.

Que venhamos apregoar o evangelho da paz de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo. Devemos confessar no nome de Jesus entre os homens, seja na igreja, ou fora dela, sem nos envergonharmos.
Se, por algum motivo, negamos a Jesus, Ele também nos negará naquele dia. E o fato de omitir nosso amor a Ele é, sem dúvida, uma forma de estarmos o negando.

“Portanto, qualquer que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que estás nos céus. Mas qualquer que me negar diante do homens, eu o negarei também diante de meu Pai, que estás nos céus”.
Mateus 10 32,33.

Que não venhamos envergonhar o evangelho de Cristo com atitudes que nem os ímpios cometem. Envergonhando o evangelho você não apenas se sujará, mas sujará o nome de Cristo – que não pode ser manchado.
Notamos que muitos “evangélicos” levam as coisas de Deus de qualquer meneira e que, até os ímpios levam seu “falsos deuses” mais a sério e com muito mais respeito. Preparam o de melhor, não se envergonhando, mas abrem suas bocas e falam; chegam até a ajudarem o próximo.
Há uma passagem bíblica que nos diz isso:

“E louvou aquele senhor o injusto mordomo por haver procedido prudentemente, porque os filhos deste mundo são mais prudentes na sus geração do que os filhos da luz”. Lucas 16.8

Este trecho do mordomo infiel nos mostra bem claro como muita das vezes deixamos “muito à desejar” como filhos de Deus, muitos de nós somos negligentes e preguiçosos, e deveríamos ser exemplo para o mundo, não o inverso.

Ser luz para o mundo é, também, ser um bom exemplo em tudo.
Devemos pregar a palavra sem nos envergonharmos disso.
Seguir apenas um caminho: O de cristo! Não tê-lo em paralelo com o mundo.
Ser totalmente fiel àquele que é e sempre permanecerá fiel – Jesus, que não no negou, mas sim, deu-se como cordeiro vivo de Deus em holocaustos, na rude cruz, para santificação e purificação de nossos pecados. Doou-se por completo!
Ele nos ama e jamais se envergonhou de morrer por nós na cruz.
Ele foi santo, sejais santos também.
Ele se entregou; entregue-se a Ele.

Que venhamos a sermos justos, não injustos, em todo o tempo. Que nossas roupas sejam sempre alvas e a luz do Senhor brilhe, continuamente, em nosso viver, sendo o sal da terra para sempre.

E que a palavra que saia de nossa boca seja agradável.

“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com o sal, para que saibais como vos convém responder a cada um”. Colossenses 4.06

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas e Respostas sobre Discipulado

1. Qual o objetivo principal da vinda de Jesus e em que se concentrou sua vida?    O objetivo principal da vinda de Jesus a terra foi salvar uma raça pecadora e levantar um povo que pudesse louvá-lo para sempre. Desta forma, Ele veio como servo sofredor, ao qual se doou, cuidando dos doentes, curando os abatidos e, acima de tudo,   pregou o evangelho e fez discípulos. Desta maneira, é notório afirmar que Cristo concentrou sua atenção principalmente em: Fazer discípulos. Ou seja, pessoas que aprendessem dEle e com Ele, e então, seguissem seus passos. Em Mateus 28.18-20, depois de sua morte e antes de sua ascensão, Ele nos disse: “...Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” A comissão de Cristo é u

Ministério Infantil: Perguntas e Respostas

1. O que ensina as passagens seguintes sobre a educação dos filhos. Ex.12.26,27 Dt. 4.9,10; 6.4-7; 1.18,19.   A Bíblia nos deixa bem claro que nós, como pais, devemos ensinar a nossos filhos sobre a Palavra de Deus. Em Êxodo percebemos este exemplo dos pais transmitindo a seus filhos as experiências vividas por Deus e seus santos ensinamentos. Assim como também se confirma em Deuteronômio, ao qual Moisés, no texto Bíblico, desejava que o povo de Deus não se esquecesse de tudo o que viveram e o que viram Deus fazer; advertiu, assim, aos pais que contassem aos filhos os grandes milagres divinos. Provando, mais uma vez, a importância do ensinamento. Assim, como pais, devemos viver a palavra de Deus e as ensiná-las. A chave para que nossos filhos aprendam a amar a Deus é que eles possam ver o nosso amor, dedicação e confiança ao Senhor, não apenas em vão palavras, mas sim em atitudes do dia a dia. 2. A importância que Jesus deu a criança em Mateus 18.1-14 . Jesus u

Características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade"

Apresente as características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade" e as consequências de um discipulado no modelo bíblico Moisés-Josué. Para entendermos melhor essa relação entre discipulador e discípulo, havendo, assim, a discipulidade, vamos pautar alguns conceitos isoladamente, e assim, em fim, chegar a uma resposta plausível sobre o questionamento feito. Discipulado Um dos significados que atribuímos a esta palavra é: conjunto de disciplinas de um mestre. Desta forma, para que isso ocorre, necessita de: 1.       Relacionamento (não há discípulo se não houver relacionamento mútuo. Ou seja,   muitos querem fazer discipulado, mas poucos querem se envolver, assim o relacionamento fica corrompido - Cl 3:12-16 ); 2.       Intimidade (assim como o discipulado de Jesus - fazer morada – assim deve ser o nosso. Em outras palavras, gerar intimidade. Seguindo o exemplo do Mestre, que durante três anos andou c