1. O que ensina as passagens seguintes sobre a educação dos filhos.
Ex.12.26,27 Dt. 4.9,10; 6.4-7; 1.18,19.
A Bíblia nos deixa bem claro que nós, como
pais, devemos ensinar a nossos filhos sobre a Palavra de Deus. Em Êxodo
percebemos este exemplo dos pais transmitindo a seus filhos as experiências
vividas por Deus e seus santos ensinamentos.
Assim como também se
confirma em Deuteronômio, ao qual Moisés, no texto Bíblico, desejava que o povo
de Deus não se esquecesse de tudo o que viveram e o que viram Deus fazer;
advertiu, assim, aos pais que contassem aos filhos os grandes milagres divinos.
Provando, mais uma vez, a importância do ensinamento. Assim, como pais, devemos
viver a palavra de Deus e as ensiná-las.
A chave para que nossos
filhos aprendam a amar a Deus é que eles possam ver o nosso amor, dedicação e
confiança ao Senhor, não apenas em vão palavras, mas sim em atitudes do dia a
dia.
2. A importância que Jesus deu a criança em Mateus 18.1-14.
Jesus usou uma criança
para um grande e importante ensinamento, ao qual revela a importância de uma
simples criança para Deus. Assim, seus discípulos poderiam entender um pouco
sobre os mistérios da salvação. Com isso, percebemos que apenas com a humildade
e a sinceridade de um coração de criança poderemos herdar a terra.
3. Levando a criança a
Cristo, quais as verdades fundamentais que a criança precisa saber?
Levando em consideração
que as crianças aprendem de maneiras diferentes dos adultos, precisamos nos
deter a um detalhe importantíssimo, que, quando falamos com as crianças é
necessário usar outros tipos e técnicas de ensino diferentes a dos adultos;
métodos que aproveitam seu estilo de aprendizagem.
Assim, notamos que as crianças
têm a tendência de pensar mais concretamente que os adultos, e por isso muitos tentam
pregar para elas usando objetos (apesar do fato de que muitas mensagens assim
são abstratas demais para as crianças).
Por fim, após termos
isso em mente, podemos passar para a segunda parte, que é falar sobre o plano
de salvação. Este deve ser realizado de forma clara, trabalhando com o lúdico.
Com isso, a criança entenderá com mais facilidade princípios primordiais que
são: O evangelho da salvação (Quem é Deus); o evangelho (Quem é Jesus Cristo);
o homem (pecado); apropriação (perdão e aceitação da verdade que é Cristo).
4. Alguns métodos
que você pode usar para evangelizar uma criança
Eu gosto muito de
trabalhar com o lúdico na hora de contar histórias. Poderia ser usada na hora
de cantar a história fantoches ou, até mesmo, objetos do próprio local. O
importante é mesmo você com que a criança consiga visualizar mentalmente o que
você está contando.
Aprender através de
jogos e músicas são outros métodos cognitivos, de suma importância, pois
sabemos que algumas crianças detém o aprendizado, com mais facilidade, através
do visual, outras através do auditivo, outras ainda através de trabalhos
diferenciados. Então, para não errarmos, é bom mesclarmos todas estas formas de
ensino em nossa ala, a fim de atingirmos mais alunos.
5. Qual o perfil do
professor e evangelista de crianças?
O professor e
evangelista de crianças deve ser uma pessoa dinâmica e bem humorada, pois
criança não gosta de pessoas que vivem de cara fechada e mal humorada e, ao
invés dele aproximar as crianças de Cristo, fará o contrário; a criança tem o
costume de fazer comparações, e uma delas será de comparar a Cristo e seu
Evangelho com a forma pela qual o seu professor se põe em sala e diante dele.
Uma vez estando nestes
padrões, seguimos para uma segunda etapa, que está relacionada ao ensino
propriamente dito. Assim, o verdadeiro ensino implica em mudanças. Para
determinar a natureza dessa mudança, temos que olhar a palavra de Deus, ao qual
nos remete a sermos santos, transformando-nos a imagem de Cristo e, assim,
ensinarmos a palavra da verdade – que é Cristo.
Contudo, ressaltamos o
fator mais importante que influi no aprendizado da criança é a vida e a
personalidade do professor; o professor ensina através de: suas palavras; suas
ações; sua personalidade.
Em suma, o Perfil do
Professor deve ser dividido em: confiança; compromisso; aparência pessoal; postura;
certeza de Salvação; caráter Cristão.
6. Quais as metas do
professor e evangelista de crianças?
As metas do professor e
evangelista de crianças As Metas principais do professor cristão são as
seguintes: ver o Senhor Jesus exaltado, glorificado e enaltecido através do
ensino da palavra; ganhar as crianças para Cristo com Salvador; guiar cada
criança salva no estudo sistemático da Bíblia; treinar outros cristãos para
ganharem crianças para Cristo; dar gloria a Deus em todas as coisas.
7. O que é uma lição
bíblica?
Podemos descrever que a
lição bíblica é a verdade espiritual, da qual se extrai de um trecho bíblico, por
sua vez aplicado em sua vida, onde trará mudanças; pois, levamos a mensagem de
Deus ao coração de cada uma das crianças ao qual está sendo alcançada.
8. Que tipos de histórias
poderão usar na classe?
Contar histórias é um
dos meios mais antigos e eficientes de comunicação. Assim, é fácil de concluir
que toda faixa etária gosta de escutar uma boa história; Jesus usou tal método
para o ensinamento do evangelho para seus discípulos e para o povo.
Com isso, podemos
levantar a questão de que tipos de histórias que poderemos trabalhar em sala de
aula. São elas: história bíblica; história missionária; história moral.
9. Quais as componentes
chaves de uma história?
Primeiramente,
levaremos em consideração a definição de história bíblica que é a história de
um relato bíblico, ao qual tem como objetivo levar uma verdade espiritual para
a criança.
Como componentes temos:
introdução (este é o lugar onde você ganhará a atenção da classe ou perderá; esta
deve despertar tanto a curiosidade de modo que fiquem atentos desde o principio);
clímax ou resultado (este é o ponto culminante da história, onde se resolve o
problema); conclusão ou desfecho (é aqui que a atenção dos alunos começa a
diminuir). Não devemos nos esquecer de sempre olharmos diretamente nos olhos
das crianças e de contar a historia com bastante entusiasmo.
10. Quais as estratégias
evangelísticas para alcançar as crianças?
Temos várias
estratégias evangelísticas, ao qual podemos citar, para alcançarmos as
crianças, sendo elas: a EDB, o classe de cinco dias, classe de boas novas.
Todas elas devem ser
elaboradas com muita dedicação e consagração, e, claro, com ajuda da igreja
local.
11. Quais as razões para
ensinarmos as crianças a memorizar a palavra de Deus?
Devemos levar as
crianças a memorizarem a palavra de Deus, pois ela é de valor eterno, viva e
eficaz; dando-nos conhecimento de Deus. A Palavra memorizada pode levar a
pessoa à salvação (I Pe.1:23). Em contrapartida, podemos afirmar que versículos
memorizados podem, ainda, guardar o salvo de pecar (Sl. 119:11) e prepará-lo
para dar testemunho (I Pe. 3:15), bem como fortalecer a fé (Sl. 119:28).
12. O que é o culto
infantil e o seu objetivo?
O culto infantil é um
culto realizado na Igreja, em local apropriado com linguagem e programa em
nível de compreensão das crianças. Assim, este tem o intuito de levar a criança
a participar do louvor e adoração a Deus na Igreja com entendimento, crescendo
no conhecimento do Senhor e de sua palavra. Para tal, a criança desenvolve
atitudes corretas no seu viver diário e na igreja.
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