Pular para o conteúdo principal

Salvação pela Graça



Graça, ao qual brota do insondável amor de Deus para conosco, e é personificada em Jesus; pois antes, andávamos em pecado, envolvidos em nossas paixões, sem Deus, sem Cristo... Como diz o profeta Isaías:

“Todos nós andávamos desgarrados como ovelhas; cada um se desviava para seu caminho; mas o Senhor fez cair sobre ele a iniquidade de nós todos” (Is 53.6).

Com isso, a graça encontra seu ponto culminante na morte sacrifical de Jesus no Calvário e é válida como dádiva de misericórdia a todos os homens que já viveram, vivem e ainda viverão.
Todo o Antigo Testamento: o Pentateuco, os Salmos e os Profetas, apontam para aquele que traz a graça, que sacrificou sua vida para expiar os nossos pecados - pois se Cristo não tivesse, antes de tudo, morrido por nós, jamais poderíamos alcançar tal salvação; jamais poderíamos pagar um preço tão alto, para nos limparmos de nossos pecados, e, assim, chegarmos a Deus como filhos, puros e sem mácula, irrepreensível.
Por isso, é impossível separar a graça da cruz. Cruz e graça formam uma unidade indivisível. Percebemos, então, que a graça se manifestou através de Jesus Cristo.
O que a graça manifestada produz? Uma transformação revolucionária do mundo, quando pessoas se deixam mudar por Jesus. Isso significa uma poderosa penetração do mundo celestial em nosso tempo: Cristo veio para realizar a expiação por nós, e isso levou à Sua morte sacrifical no Calvário. A vinda do Salvador a esta terra traz graça salvadora aos corações abatidos e enfermos pelo pecado. Ninguém precisa se desesperar, a salvação veio para todos. Aquele que experimentou essa graça salvadora não pode e não deve guardá-la só para si: “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.  (Mt 28.19), foi a tarefa deixada por Jesus a Seus discípulos.
Com isso, fica claro entendermos e explicarmos a questão: Por que a salvação tinha que ser pela graça?
Ao lermos Efésios 2.8-9: “Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie”, podemos notar sua essência, sendo a graça é o favor imerecido. Isso obviamente contradiz o censo comum. Este diz que para termos algo, temos que pagar por aquilo. Mas a graça inverte esses critérios. Na graça, aquele que não merece, recebe imerecidamente o dom gratuito, sem fazer por merecer, sem tem que desembolsar um só centavo!
Em suma, a morte de Jesus na cruz é a maior prova do amor de Deus para conosco. Mas, tal morte, também, é a maior prova de sua justiça. Deus abomina o pecado. Pois na cruz manifesta-se o amor de Deus, mas também a sua ira.
A incredulidade é um dos maiores pecados, pois, de acordo com o Evangelho de João, pecado é não crer em Jesus (Jo 16.8-9). Portanto, partindo desse princípio, tal conceito de pecado não somente significa transgredir a lei, mas também transgredir a graça.
Mas, o que significa crer em Jesus? A salvação “não vem de vós; é dom de Deus”. A fé não é fundamento da nossa salvação, mas, sim, a graça de Deus.
 “Sois salvos pela graça”, diz o texto. Entendemos, com isso, que o real perigo está em tornar a fé como mérito para a salvação. Coso isso fosse verdade, então a salvação seria a recompensa da nossa fé – conceito errado, pois a salvação é de graça, pela graça, um favor não merecido (como já fora citado anteriormente).
Portanto, o simples ato de ter fé é mais difícil do que a tentativa de salvar-se pelas obras. Pois ter fé significa abrir mãos de convicções e verdades, despojar-se de si mesmo, dos seus méritos pessoais, e acreditar em algo sobrenatural – muita das vezes sem podermos ver. Um dos nossos grandes problemas é que sempre queremos dar um jeitinho para tudo. Mas, ao que diz respeito à salvação, precisamos crer que Deus já resolveu tudo, através da morte de Jesus.



   

   

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas e Respostas sobre Discipulado

1. Qual o objetivo principal da vinda de Jesus e em que se concentrou sua vida?    O objetivo principal da vinda de Jesus a terra foi salvar uma raça pecadora e levantar um povo que pudesse louvá-lo para sempre. Desta forma, Ele veio como servo sofredor, ao qual se doou, cuidando dos doentes, curando os abatidos e, acima de tudo,   pregou o evangelho e fez discípulos. Desta maneira, é notório afirmar que Cristo concentrou sua atenção principalmente em: Fazer discípulos. Ou seja, pessoas que aprendessem dEle e com Ele, e então, seguissem seus passos. Em Mateus 28.18-20, depois de sua morte e antes de sua ascensão, Ele nos disse: “...Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” A comissão de Cristo é u

Ministério Infantil: Perguntas e Respostas

1. O que ensina as passagens seguintes sobre a educação dos filhos. Ex.12.26,27 Dt. 4.9,10; 6.4-7; 1.18,19.   A Bíblia nos deixa bem claro que nós, como pais, devemos ensinar a nossos filhos sobre a Palavra de Deus. Em Êxodo percebemos este exemplo dos pais transmitindo a seus filhos as experiências vividas por Deus e seus santos ensinamentos. Assim como também se confirma em Deuteronômio, ao qual Moisés, no texto Bíblico, desejava que o povo de Deus não se esquecesse de tudo o que viveram e o que viram Deus fazer; advertiu, assim, aos pais que contassem aos filhos os grandes milagres divinos. Provando, mais uma vez, a importância do ensinamento. Assim, como pais, devemos viver a palavra de Deus e as ensiná-las. A chave para que nossos filhos aprendam a amar a Deus é que eles possam ver o nosso amor, dedicação e confiança ao Senhor, não apenas em vão palavras, mas sim em atitudes do dia a dia. 2. A importância que Jesus deu a criança em Mateus 18.1-14 . Jesus u

Características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade"

Apresente as características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade" e as consequências de um discipulado no modelo bíblico Moisés-Josué. Para entendermos melhor essa relação entre discipulador e discípulo, havendo, assim, a discipulidade, vamos pautar alguns conceitos isoladamente, e assim, em fim, chegar a uma resposta plausível sobre o questionamento feito. Discipulado Um dos significados que atribuímos a esta palavra é: conjunto de disciplinas de um mestre. Desta forma, para que isso ocorre, necessita de: 1.       Relacionamento (não há discípulo se não houver relacionamento mútuo. Ou seja,   muitos querem fazer discipulado, mas poucos querem se envolver, assim o relacionamento fica corrompido - Cl 3:12-16 ); 2.       Intimidade (assim como o discipulado de Jesus - fazer morada – assim deve ser o nosso. Em outras palavras, gerar intimidade. Seguindo o exemplo do Mestre, que durante três anos andou c