Pular para o conteúdo principal

Resumo sobre a Janela 10 X 40






Muitos cristãos não sabem, porém, nós seminaristas aprendemos – juntamente com estas excelentes apresentações que tivemos aqui no Cenam 2013 – que algumas organizações missionárias trabalham arduamente para levar o evangelho para a região chamada de “Janela 10 X 40”, considerada como a região menos evangelizada do mundo.
Este nome se deu pela localização dos 62 países que formam um retângulo aos graus 10 e 40 acima da linha do Equador.
Tal região engloba o norte da África, o Oriente Médio e a maioria dos países da Ásia, países dominados pelo islamismo, hinduísmo e budismo.
Entre os ministérios que oferecem apoio missionário nesses locais encontramos a Junta de Missões Mundiais, da Igreja Batista, e também o Portas Abertas que mesmo sem usar este termo realiza trabalhos em muitos desses países.
Para se ter uma ideia da dificuldade de realizar um trabalho de evangelização nesses lugares, o Portas Abertas selecionou alguns depoimentos de cristãos que vivem na região.
Um cristão indonésio comemorou a oportunidade que lhe foi dada de participar de uma Escola Bíblica:

“A Portas Abertas me capacitou para cumprir meu chamado no serviço a Deus através dessa Escola Bíblica. Deus supriu todas as minhas necessidades em todos os sentidos”.

Já um pastor egípcio comemorou ter recebido sua primeira Bíblia.

“Eu cresci em uma vila cristã, mas esta é a primeira vez em 30 anos que recebo uma Bíblia inteira pra usar em minha igreja”.

A situação desses países é tão grande que desses 62 que compõem a Janela 10/40, 43 estão na lista dos países de maior perseguição contra cristãos. Incluindo a Coreia do Norte, Afeganistão, Arábia Saudita, Somália e Irã (são os cinco países que mais perseguem os cristãos em todo o mundo).

Além desses países, tivemos a oportunidade de nos alegrar com lugares onde o evangelho cresce, e de forma forte. Em suma, hoje, a tendência revela que nos países Asiáticos como Singapura, Coréia do Sul, Taiwan e China Continental, o Cristianismo está a crescer tão rápido que os entendidos predizem que esta região será a casa da maior população Cristã no Mundo.

Como reflexão, deixarei esta frase:

“Quem fica de joelhos diante de Deus permanece em pé diante de qualquer circunstância”.

E uma passagem bíblica, que é fundamental, ao qual desce em nosso coração com o fogo do Espírito Santo, aquele que arde em nosso coração, e, assim, chama-nos às nações:

“Porque todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Como, pois, invocarão aquele em quem não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram? E como ouvirão, se não há quem pregue? E como pregarão, se não forem enviados? Como está escrito: Quão formoso os pés dos que anunciam o evangelho de paz; dos que trazem alegres novas de boas coisas”.

Romanos 10.13-15

Devemos, assim, anunciar a grande mensagem da salvação àqueles que estão tão carentes desde alimento sublime, o pão, que é a palavra que sai da boca de Deus, o pão, que é Cristo, que mata a fome da nossa alma.
Para tal, Deus nos convida a pregar tal verdade salvadora. Por fim, o Senhor que é fiel, nos mostrará o caminho a seguir e brotará, em nosso ser, o amor às nações.

Agradeço, primeiramente, a Deus por esta tão rica oportunidade de fazer a EAD Betel, ao qual está me proporcionando um conhecimento tão grande e precioso da palavra santo de nosso Senhor. Também agradeço ao professor Clóvis pelo Cenam 2013, porque não tinha em mente a dor e o sofrimento de tantos fiéis ao redor do mundo (mais específico na janela 10X40). Agradeço, também, pelas vidas dos amados irmãos, seminaristas, pois aprendi muito com vocês e me orgulho de fazer parte deste povo, ao qual irá morar lá no céu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas e Respostas sobre Discipulado

1. Qual o objetivo principal da vinda de Jesus e em que se concentrou sua vida?    O objetivo principal da vinda de Jesus a terra foi salvar uma raça pecadora e levantar um povo que pudesse louvá-lo para sempre. Desta forma, Ele veio como servo sofredor, ao qual se doou, cuidando dos doentes, curando os abatidos e, acima de tudo,   pregou o evangelho e fez discípulos. Desta maneira, é notório afirmar que Cristo concentrou sua atenção principalmente em: Fazer discípulos. Ou seja, pessoas que aprendessem dEle e com Ele, e então, seguissem seus passos. Em Mateus 28.18-20, depois de sua morte e antes de sua ascensão, Ele nos disse: “...Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” A comissão de Cristo é u

Ministério Infantil: Perguntas e Respostas

1. O que ensina as passagens seguintes sobre a educação dos filhos. Ex.12.26,27 Dt. 4.9,10; 6.4-7; 1.18,19.   A Bíblia nos deixa bem claro que nós, como pais, devemos ensinar a nossos filhos sobre a Palavra de Deus. Em Êxodo percebemos este exemplo dos pais transmitindo a seus filhos as experiências vividas por Deus e seus santos ensinamentos. Assim como também se confirma em Deuteronômio, ao qual Moisés, no texto Bíblico, desejava que o povo de Deus não se esquecesse de tudo o que viveram e o que viram Deus fazer; advertiu, assim, aos pais que contassem aos filhos os grandes milagres divinos. Provando, mais uma vez, a importância do ensinamento. Assim, como pais, devemos viver a palavra de Deus e as ensiná-las. A chave para que nossos filhos aprendam a amar a Deus é que eles possam ver o nosso amor, dedicação e confiança ao Senhor, não apenas em vão palavras, mas sim em atitudes do dia a dia. 2. A importância que Jesus deu a criança em Mateus 18.1-14 . Jesus u

Características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade"

Apresente as características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade" e as consequências de um discipulado no modelo bíblico Moisés-Josué. Para entendermos melhor essa relação entre discipulador e discípulo, havendo, assim, a discipulidade, vamos pautar alguns conceitos isoladamente, e assim, em fim, chegar a uma resposta plausível sobre o questionamento feito. Discipulado Um dos significados que atribuímos a esta palavra é: conjunto de disciplinas de um mestre. Desta forma, para que isso ocorre, necessita de: 1.       Relacionamento (não há discípulo se não houver relacionamento mútuo. Ou seja,   muitos querem fazer discipulado, mas poucos querem se envolver, assim o relacionamento fica corrompido - Cl 3:12-16 ); 2.       Intimidade (assim como o discipulado de Jesus - fazer morada – assim deve ser o nosso. Em outras palavras, gerar intimidade. Seguindo o exemplo do Mestre, que durante três anos andou c