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Análise do vocábulo "Koinonia" em textos do Novo Testamento

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Como proposta para este fórum, analisaremos alguns usos do vocábulo koinwnia em textos do Novo Testamento.

a) Faça um levantamento do vocábulo e possíveis traduções;

koinov – koinos: comum, comunal;
koinow – koinoo: tornar comum ou impuro, macular, profanar;
koinwnew – koinoneo: compartilhar, ter uma parte em, participar de;
koinwnia – Koinonia: associação, comunhão, comunidade, participação;
koinwnikov – koinonikos:  dadivoso, compartilhando, liberal;
koinwnov – koinonos: companheiro, parceiro, participante;

b) Analise o uso do vocábulo em cada um dos textos sugeridos;

Atos 2.42

“e perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.

Eis aqui uma das grandes características da primitiva comunidade cristã, a qual era alicerçada sobre a fé comum em Cristo e no valor da sua morte expiatória (ideia essa igualmente expressa em Fp 2.1).
Por igual forma, esse termo está associado à unidade de espírito e de amor entre os primitivos cristãos, o que era expresso especialmente pelo fato de partirem o pão, o que envolve o ritmo comemorativo do sacrifício do Senhor Jesus, na cruz.

Filipenses 1.5


“pela vossa cooperação a favor do evangelho desde o primeiro dia até agora”.
A palavra “koinonia” pode indicar cooperação na obra do evangelho. Também, por semelhante modo, é termo usado para indicar as contribuições em prol dos necessitados, sendo essa, igualmente, uma característica daquela primitiva comunidade cristã, o que se torna extremamente necessário, em face das perseguições que privavam famílias de outro modo abastadas, causando penúria entre os membros desta comunidade.
Esta “cooperação” refere-se, também, às ofertas em dinheiro que os crentes filipenses tinham enviados ao apóstolo Paulo.

Romanos 15.26

“Porque pareceu bem à Macedônia e à Ásia levantar uma oferta fraternal para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém”.

Aqui, o vocábulo “koinonia” se refere a uma oferta fraternal. Assim, a doação de esmolas era uma fortíssima virtude, segundo o AT, considerada como um sinal de piedade e retidão. Esse princípio ético foi transferido para a primitiva igreja cristã, conforme notamos neste versículo.  

c) Faça uma aplicação exegético-teológica do vocábulo, a partir de suas possíveis traduções:

Atos 2.42

Fica-nos evidente o quão grande era o vínculo de comunhão entre os irmão da igreja primitiva. Ideia esta que, infelizmente, não é vivida em muitas das igrejas que se dizem “cristãs”, ao qual professam a mesma fé que estes irmão proferiram.
O ideal de igreja, mediante a vontade divina, é, não apenas um ajuntamento de pessoas para louvarem e adorarem, mas, sim, de viverem como um corpo, uma assembleia de pessoas tementes a Deus.
Assim, como a santa ceia do Senhor nos remete a Sua morte e ressureição, tornando-nos um com Ele; de igual forma deve haver esta mesma comunhão entre os santos, ao qual se torna um corpo para o bom trabalho de Cristo na terra.


Filipenses 1.5

A ideia aqui é de ajuda financeira propriamente dita. Já que nosso mundo é movido pelo capital, devemos, assim, levantar fundos para que o Reino de Deus venha crescer.
E, o que significa o crescimento do Reino? Aqui não me refiro a construções de templos, mas na ajuda aos irmãos da fé; àqueles que necessitam, para que o evangelho venha crescer.
Com isso, a igreja tem como deve mandar missionários, mas, também, deve ajuda-los com recursos financeiros.

Romanos 15.26

Aqui, também, refere-se à oferta. O que difere esta oferta do versículo anterior, é que, neste caso, a oferta deve ser aos irmãos mais pobres e, ao qual, carecem de ajuda.
Muito fácil é dizer que amo o irmão, mas o difícil mesmo e abrir o “bolso” e ajudar.
Quantas vezes vemos irmãos carecendo de ajuda e damos-lhes as costas. Irmãos que estão doentes, ou desempregados, viúvas, entre tantos casos.
A missão da igreja é, também, cuidar de sua irmandade. Assim era feito na igreja primitiva, onde uma ajudava o outro; onde um dividia seu pão com o outro. Não basta apenas oração, mas necessita, muita das vezes, de ação.


b) Analise o uso do vocábulo em cada um dos textos sugeridos;

** Em Atos 2.42

o texto diz: e perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.

Esse texto mostra claramente a união dos irmãos nesse período, o termo usado aqui nesse texto (koinonia) nos mostra o amor dos irmão uns com os outros, a amizade, a união, porém tudo baseado nos ensinamentos de Jesus Cristo, ou seja, as pessoas tinham realmente o verdadeiro amor, a verdadeira união, e essa união, essa amizade era em todos os sentidos de convivência, pois o texto diz: na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações.

** Em Filipenses 1.5

o texto diz: Pela vossa cooperação no evangelho desde o primeiro dia até agora.

Aqui o texto trata de koinonia já em outro sentido, no sentido de cooperação, não somente em orações como já falamos a pouco, cooperação na obra do Senhor, em todos os sentidos, a cooperação aqui é agradecida por Paulo e mostra que desde o começo havia uma ajuda, uma cooperação dos irmão na obra de Deus para com os irmãos.

** Em Romanos 15.26

o texto diz: Porque pareceu bem a Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que estão em Jerusalém.

Nesse texto o vocábulo koinonia, nos mostra uma outra função, que é a doação a divisão do que temos para com os pobres (financeiramente falando), ou seja, nesse texto o vocábulo apresenta uma função de divisão, seja de alimentos, de roupas ou o que for para ajudar os menos favorecidos.

c) Faça uma aplicação exegético-teológica do vocábulo, a partir de suas possíveis traduções.

em Atos 2.42

Na nossa vida cristã temos visto um grande problema de estabilidade, em muitos casos, a estabilidade de atitudes cristãs são comprometidas, porém, a palavra de Deus nos mostra que temos que ter uma estabilidade de atitudes concernente aos irmãos em Cristo Jesus, a palavra de Deus nos mostra que temos que ter esse companheirismo na doutrina, na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Em Filipenses 1.5

Já nesse texto a aplicação nos mostra um caminho mais espiritual, um vinculo que deve existir entre os Cristão, baseada na fé em Jesus, e sendo totalmente dependes do Espírito Santo do Senhor.

Em Romanos 15.26

aqui a palavra do Senhor nos mostra a parte realmente pratica ou seja a parte física também da nossa participação como Cristãos, ou seja, temos que atuar de forma efetiva, como o texto mostra que foi feito uma coleta para os pobres, ou seja, temos que agir, e colocar as mãos na massa.

que o Senhor nos capacite a cada dia e que possamos nos tornar verdadeiros adoradores e seguidores de Cristo Jesus.

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