Como proposta para este fórum,
analisaremos alguns usos do vocábulo koinwnia em textos do Novo
Testamento.
a) Faça um levantamento do vocábulo e
possíveis traduções;
koinov –
koinos: comum, comunal;
koinow –
koinoo: tornar comum ou
impuro, macular, profanar;
koinwnew –
koinoneo: compartilhar, ter
uma parte em, participar de;
koinwnia –
Koinonia: associação,
comunhão, comunidade, participação;
koinwnikov –
koinonikos:
dadivoso,
compartilhando, liberal;
koinwnov –
koinonos: companheiro,
parceiro, participante;
b) Analise o uso do vocábulo em cada um
dos textos sugeridos;
Atos 2.42
“e perseveravam na doutrina dos
apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações”.
Eis aqui
uma das grandes características da primitiva comunidade cristã, a qual era
alicerçada sobre a fé comum em Cristo e no valor da sua morte expiatória (ideia
essa igualmente expressa em Fp 2.1).
Por igual
forma, esse termo está associado à unidade de espírito e de amor entre os
primitivos cristãos, o que era expresso especialmente pelo fato de partirem o
pão, o que envolve o ritmo comemorativo do sacrifício do Senhor Jesus, na cruz.
Filipenses 1.5
“pela vossa cooperação a favor do evangelho
desde o primeiro dia até agora”.
A palavra “koinonia” pode indicar cooperação na
obra do evangelho. Também, por semelhante modo, é termo usado para indicar as
contribuições em prol dos necessitados, sendo essa, igualmente, uma
característica daquela primitiva comunidade cristã, o que se torna extremamente
necessário, em face das perseguições que privavam famílias de outro modo
abastadas, causando penúria entre os membros desta comunidade.
Esta
“cooperação” refere-se, também, às ofertas em dinheiro que os crentes
filipenses tinham enviados ao apóstolo Paulo.
Romanos 15.26
“Porque
pareceu bem à Macedônia e à Ásia levantar uma oferta fraternal para os pobres
dentre os santos que estão em Jerusalém”.
Aqui, o vocábulo “koinonia”
se refere a uma oferta fraternal.
Assim, a doação de esmolas era uma fortíssima virtude, segundo o AT,
considerada como um sinal de piedade e retidão. Esse princípio ético foi
transferido para a primitiva igreja cristã, conforme notamos neste versículo.
c) Faça uma aplicação exegético-teológica
do vocábulo, a partir de suas possíveis traduções:
Atos 2.42
Fica-nos evidente o quão
grande era o vínculo de comunhão entre os irmão da igreja primitiva. Ideia esta
que, infelizmente, não é vivida em muitas das igrejas que se dizem “cristãs”,
ao qual professam a mesma fé que estes irmão proferiram.
O ideal de igreja,
mediante a vontade divina, é, não apenas um ajuntamento de pessoas para
louvarem e adorarem, mas, sim, de viverem como um corpo, uma assembleia de
pessoas tementes a Deus.
Assim, como a santa ceia
do Senhor nos remete a Sua morte e ressureição, tornando-nos um com Ele; de
igual forma deve haver esta mesma comunhão entre os santos, ao qual se torna um
corpo para o bom trabalho de Cristo na terra.
Filipenses 1.5
A ideia aqui é de ajuda
financeira propriamente dita. Já que nosso mundo é movido pelo capital,
devemos, assim, levantar fundos para que o Reino de Deus venha crescer.
E, o que significa o
crescimento do Reino? Aqui não me refiro a construções de templos, mas na ajuda
aos irmãos da fé; àqueles que necessitam, para que o evangelho venha crescer.
Com isso, a igreja tem
como deve mandar missionários, mas, também, deve ajuda-los com recursos
financeiros.
Romanos 15.26
Aqui, também, refere-se à
oferta. O que difere esta oferta do versículo anterior, é que, neste caso, a
oferta deve ser aos irmãos mais pobres e, ao qual, carecem de ajuda.
Muito fácil é dizer que
amo o irmão, mas o difícil mesmo e abrir o “bolso” e ajudar.
Quantas vezes vemos
irmãos carecendo de ajuda e damos-lhes as costas. Irmãos que estão doentes, ou
desempregados, viúvas, entre tantos casos.
A missão da igreja é,
também, cuidar de sua irmandade. Assim era feito na igreja primitiva, onde uma
ajudava o outro; onde um dividia seu pão com o outro. Não basta apenas oração,
mas necessita, muita das vezes, de ação.
b) Analise o uso do vocábulo em cada um
dos textos sugeridos;
** Em Atos 2.42
o texto diz: e perseveravam na doutrina
dos apóstolos, e na comunhão, e no partir do pão, e nas orações.
Esse texto mostra claramente a união dos
irmãos nesse período, o termo usado aqui nesse texto (koinonia) nos mostra o
amor dos irmão uns com os outros, a amizade, a união, porém tudo baseado nos
ensinamentos de Jesus Cristo, ou seja, as pessoas tinham realmente o verdadeiro
amor, a verdadeira união, e essa união, essa amizade era em todos os sentidos
de convivência, pois o texto diz: na doutrina, na comunhão, no partir do pão e
nas orações.
** Em Filipenses 1.5
o texto diz: Pela vossa cooperação no
evangelho desde o primeiro dia até agora.
Aqui o texto trata de koinonia já em outro
sentido, no sentido de cooperação, não somente em orações como já falamos a
pouco, cooperação na obra do Senhor, em todos os sentidos, a cooperação aqui é
agradecida por Paulo e mostra que desde o começo havia uma ajuda, uma
cooperação dos irmão na obra de Deus para com os irmãos.
** Em Romanos 15.26
o texto diz: Porque pareceu bem a
Macedônia e à Acaia fazerem uma coleta para os pobres dentre os santos que
estão em Jerusalém.
Nesse texto o vocábulo koinonia, nos
mostra uma outra função, que é a doação a divisão do que temos para com os
pobres (financeiramente falando), ou seja, nesse texto o vocábulo apresenta uma
função de divisão, seja de alimentos, de roupas ou o que for para ajudar os
menos favorecidos.
c) Faça uma aplicação exegético-teológica
do vocábulo, a partir de suas possíveis traduções.
em Atos 2.42
Na nossa vida cristã temos visto um grande
problema de estabilidade, em muitos casos, a estabilidade de atitudes cristãs
são comprometidas, porém, a palavra de Deus nos mostra que temos que ter uma
estabilidade de atitudes concernente aos irmãos em Cristo Jesus, a palavra de
Deus nos mostra que temos que ter esse companheirismo na doutrina, na comunhão,
no partir do pão e nas orações.
Em Filipenses 1.5
Já nesse texto a aplicação nos mostra um
caminho mais espiritual, um vinculo que deve existir entre os Cristão, baseada
na fé em Jesus, e sendo totalmente dependes do Espírito Santo do Senhor.
Em Romanos 15.26
aqui a palavra do Senhor nos mostra a
parte realmente pratica ou seja a parte física também da nossa participação
como Cristãos, ou seja, temos que atuar de forma efetiva, como o texto mostra
que foi feito uma coleta para os pobres, ou seja, temos que agir, e colocar as
mãos na massa.
que o Senhor nos capacite a cada dia e que
possamos nos tornar verdadeiros adoradores e seguidores de Cristo Jesus.
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