Autor:
Foi
Paulo o autor desta carta à igreja que ficava na região da Galácia (Gl 1.1).
Ele mencionou um grupo de auxiliares que tiveram alguma participação no envio
da carta (Gl 1.2), mas o estilo e a teologia empregados demonstram que
realmente Paulo foi o autor.
Data:
A
data aproximadamente foi entre os anos de 49-55 d.C. Porém, segundo
muitos teólogos, os quais apoiam a sua opinião acerca da data específica desta
carta de Paulo, sendo escrita à etnia dos gálatas do norte (região da Galácia e
Frígia – At 18.23), em sua terceira viagem missionária, estando ele dois anos
em Éfeso (At 19) ou enquanto viajava pela Macedônia em direção à Grécia,
próximo ao fim de sua terceira viagem missionária (At 20.1-6; cf. 2 Co 2.13).
Propósito:
Esta
carta foi escrita para lidar com problemas específicos de determinadas igrejas.
Assim, para se entender tal carta é necessário ter um conhecimento da situação
a qual estava inserida tais igrejas e o que elas estavam enfrentando. Desta
maneira, tal carta foi escrita para auxiliar os cristãos da Galácia a resistir
aos falsos mestres que pregavam que só era salvo quem acrescentava à fé em
Cristo o mérito humano da obediência à lei
Verdades
Fundamentais:
ü A
justificação diante de Deus ocorre exclusivamente pela fé.
ü A
santificação na vida diária é operada pela fé, por meio do poder do Espírito.
ü Podemos
confiar na mensagem de Paulo, de que a salvação é pela fé e não depende de
obras.
ü O
evangelho da salvação pela fé é ensinado ao longo de toda a Escritura.
ü O
legalismo nos faz desviar de Cristo e nos leva ao fracasso e ao julgamento.
ü Libertar-se
do legalismo é a liberdade de viver para Cristo por meio do Espírito.
ü A
salvação eterna é exclusiva daqueles que creem no verdadeiro evangelho e vive
de acordo com ele.
Tema:
A questão se os gentios deviam guardar a Lei
de Moisés foi resolvida no concílio de Jerusalém. A decisão foi que eles eram
salvos pela graça, mediante a fé, não de obras da Lei (Ef 2.8-9). Esta decisão,
no entanto, não parecia satisfazer ao partido judaizante, o qual insistia em
que, apesar de serem salvos pela fé, eles deviam, também, guardar a Lei de
Moisés. Por fim, para restaurar esta igreja, Paulo escreveu esta carta, cujo
tema é: a justificação e a santificação, não pelas obras da Lei, mas, sim,
pela fé.
Local:
Paulo,
passando pela Galácia na segunda viagem missionária, foi detido por causa de
enfermidade (At 16.16; Gl 4.13). foi bem recebido pelos gálatas e, assim,
estabeleceu uma igreja ali (Gl 1.6; 4.14). Enquanto estava na Grécia, em sua
terceira viagem missionária (At 20.2), recebeu a notícia que os gálatas haviam
se sujeitado ao jugo da Lei. Isto levou-o a escrever a sua carta.
Motivo:
Pouco
depois de os gálatas terem aceitado o evangelho, surgiram alguns agitadores que
atacaram o apóstolo Paulo pessoalmente (Gl 4.7) e estavam pregando uma forma
distorcida de Cristianismo (Gl 1.6-7). O “outro evangelho” que eles pregavam
exigia que os cristãos gentios fossem circuncidados, como um símbolo de
comprometimento com a salvação por meio das obras da lei (Gl 6.12). esses
indivíduos insistiam que os gálatas deveriam crer não apenas em Cristo para a
salvação, mas também praticar a circuncisão (Gl 2.3-5; 5.2,6,11; 6.12-13,15). Ou
seja, em outras palavras, tal carta fora escrita para:
ü Opor-se
à influência dos mestres judaizantes que procuravam destruir a autoridade de
Paulo.
ü Refutar
os seguintes erros que eles ensinavam:
1.
Que a obediência à Lei misturada com a fé
é necessária à salvação;
2.
Que o cristão é aperfeiçoado guardando a
Lei;
3.
Para restaurar os gálatas que haviam se desviado
da verdade do evangelho.
Esboço
I.
Prefácio (1.1-5)
II. Problema (1.2-10)
III.
Relatos
Históricos (1.11 – 2.21)
IV. Provas Teológicas (3.1 – 4.31)
V.
Exortações
Práticas (5.1 – 6.10)
VI. Posfácio (6.11 – 18)
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