Pular para o conteúdo principal


Autor: Foi Paulo o autor desta carta à igreja que ficava na região da Galácia (Gl 1.1). Ele mencionou um grupo de auxiliares que tiveram alguma participação no envio da carta (Gl 1.2), mas o estilo e a teologia empregados demonstram que realmente Paulo foi o autor.

Data: A data aproximadamente foi entre os anos de 49-55 d.C. Porém, segundo muitos teólogos, os quais apoiam a sua opinião acerca da data específica desta carta de Paulo, sendo escrita à etnia dos gálatas do norte (região da Galácia e Frígia – At 18.23), em sua terceira viagem missionária, estando ele dois anos em Éfeso (At 19) ou enquanto viajava pela Macedônia em direção à Grécia, próximo ao fim de sua terceira viagem missionária (At 20.1-6; cf. 2 Co 2.13).

Propósito: Esta carta foi escrita para lidar com problemas específicos de determinadas igrejas. Assim, para se entender tal carta é necessário ter um conhecimento da situação a qual estava inserida tais igrejas e o que elas estavam enfrentando. Desta maneira, tal carta foi escrita para auxiliar os cristãos da Galácia a resistir aos falsos mestres que pregavam que só era salvo quem acrescentava à fé em Cristo o mérito humano da obediência à lei

Verdades Fundamentais:
ü  A justificação diante de Deus ocorre exclusivamente pela fé.
ü  A santificação na vida diária é operada pela fé, por meio do poder do Espírito.
ü  Podemos confiar na mensagem de Paulo, de que a salvação é pela fé e não depende de obras.
ü  O evangelho da salvação pela fé é ensinado ao longo de toda a Escritura.
ü  O legalismo nos faz desviar de Cristo e nos leva ao fracasso e ao julgamento.
ü  Libertar-se do legalismo é a liberdade de viver para Cristo por meio do Espírito.
ü  A salvação eterna é exclusiva daqueles que creem no verdadeiro evangelho e vive de acordo com ele.

Tema:  A questão se os gentios deviam guardar a Lei de Moisés foi resolvida no concílio de Jerusalém. A decisão foi que eles eram salvos pela graça, mediante a fé, não de obras da Lei (Ef 2.8-9). Esta decisão, no entanto, não parecia satisfazer ao partido judaizante, o qual insistia em que, apesar de serem salvos pela fé, eles deviam, também, guardar a Lei de Moisés. Por fim, para restaurar esta igreja, Paulo escreveu esta carta, cujo tema é: a justificação e a santificação, não pelas obras da Lei, mas, sim, pela fé.

Local: Paulo, passando pela Galácia na segunda viagem missionária, foi detido por causa de enfermidade (At 16.16; Gl 4.13). foi bem recebido pelos gálatas e, assim, estabeleceu uma igreja ali (Gl 1.6; 4.14). Enquanto estava na Grécia, em sua terceira viagem missionária (At 20.2), recebeu a notícia que os gálatas haviam se sujeitado ao jugo da Lei. Isto levou-o a escrever a sua carta.

Motivo: Pouco depois de os gálatas terem aceitado o evangelho, surgiram alguns agitadores que atacaram o apóstolo Paulo pessoalmente (Gl 4.7) e estavam pregando uma forma distorcida de Cristianismo (Gl 1.6-7). O “outro evangelho” que eles pregavam exigia que os cristãos gentios fossem circuncidados, como um símbolo de comprometimento com a salvação por meio das obras da lei (Gl 6.12). esses indivíduos insistiam que os gálatas deveriam crer não apenas em Cristo para a salvação, mas também praticar a circuncisão (Gl 2.3-5; 5.2,6,11; 6.12-13,15). Ou seja, em outras palavras, tal carta fora escrita para:

ü  Opor-se à influência dos mestres judaizantes que procuravam destruir a autoridade de Paulo.
ü  Refutar os seguintes erros que eles ensinavam:

1.     Que a obediência à Lei misturada com a fé é necessária à salvação;
2.     Que o cristão é aperfeiçoado guardando a Lei;
3.     Para restaurar os gálatas que haviam se desviado da verdade do evangelho.

Esboço

 I. Prefácio (1.1-5)
 II. Problema (1.2-10)
III. Relatos Históricos (1.11 – 2.21)
IV. Provas Teológicas (3.1 – 4.31)
V. Exortações Práticas (5.1 – 6.10)
VI. Posfácio (6.11 – 18)










Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas e Respostas sobre Discipulado

1. Qual o objetivo principal da vinda de Jesus e em que se concentrou sua vida?    O objetivo principal da vinda de Jesus a terra foi salvar uma raça pecadora e levantar um povo que pudesse louvá-lo para sempre. Desta forma, Ele veio como servo sofredor, ao qual se doou, cuidando dos doentes, curando os abatidos e, acima de tudo,   pregou o evangelho e fez discípulos. Desta maneira, é notório afirmar que Cristo concentrou sua atenção principalmente em: Fazer discípulos. Ou seja, pessoas que aprendessem dEle e com Ele, e então, seguissem seus passos. Em Mateus 28.18-20, depois de sua morte e antes de sua ascensão, Ele nos disse: “...Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” A comissão de Cristo é u

Ministério Infantil: Perguntas e Respostas

1. O que ensina as passagens seguintes sobre a educação dos filhos. Ex.12.26,27 Dt. 4.9,10; 6.4-7; 1.18,19.   A Bíblia nos deixa bem claro que nós, como pais, devemos ensinar a nossos filhos sobre a Palavra de Deus. Em Êxodo percebemos este exemplo dos pais transmitindo a seus filhos as experiências vividas por Deus e seus santos ensinamentos. Assim como também se confirma em Deuteronômio, ao qual Moisés, no texto Bíblico, desejava que o povo de Deus não se esquecesse de tudo o que viveram e o que viram Deus fazer; advertiu, assim, aos pais que contassem aos filhos os grandes milagres divinos. Provando, mais uma vez, a importância do ensinamento. Assim, como pais, devemos viver a palavra de Deus e as ensiná-las. A chave para que nossos filhos aprendam a amar a Deus é que eles possam ver o nosso amor, dedicação e confiança ao Senhor, não apenas em vão palavras, mas sim em atitudes do dia a dia. 2. A importância que Jesus deu a criança em Mateus 18.1-14 . Jesus u

Características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade"

Apresente as características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade" e as consequências de um discipulado no modelo bíblico Moisés-Josué. Para entendermos melhor essa relação entre discipulador e discípulo, havendo, assim, a discipulidade, vamos pautar alguns conceitos isoladamente, e assim, em fim, chegar a uma resposta plausível sobre o questionamento feito. Discipulado Um dos significados que atribuímos a esta palavra é: conjunto de disciplinas de um mestre. Desta forma, para que isso ocorre, necessita de: 1.       Relacionamento (não há discípulo se não houver relacionamento mútuo. Ou seja,   muitos querem fazer discipulado, mas poucos querem se envolver, assim o relacionamento fica corrompido - Cl 3:12-16 ); 2.       Intimidade (assim como o discipulado de Jesus - fazer morada – assim deve ser o nosso. Em outras palavras, gerar intimidade. Seguindo o exemplo do Mestre, que durante três anos andou c