Pular para o conteúdo principal

O que é pregação expositiva? Qual sua importância para a igreja?


Pregação expositiva, ou sermão expositivo, é, principalmente, uma explanação ou exposição Do texto bíblico. Levando em conta a sua etimologia, percebemos que “explanação” vem de “explanare”, fazer plano, deixar claro. Exposição vem de “ex poser”. Assim, entendemos como: fazer um plano, deixar claro, por para fora o que a bíblia está dizendo. Tal prática é de suma importância para a igreja, pois exposição correta da palavra é alimento para a vida cristã.
Contudo, a pregação expositiva exige exposição e exegese (que é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário).
A exegese tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado.
Em suma, a exegese é “tirar ideias para fora” do texto. Ela extrai o sentido histórico, gramático e real do texto. Na exegese tiram-se ideias do texto. Assim, ser exegeta é contextualizar o que foi escrito com a cultura da época e extrair os princípios morais para o tempo presente.
Com isso, podemos destacar algumas vantagens, onde o pregador obtém cultura teológica e, claro, ensina os estatutos de Deus – que estão contidos na bíblia.
Por conseguinte, devemos nos prevenir de pregações expositivas vazias, repetitivas, sem fundamentação bíblica. Estas mensagens, cercadas pelo “achismo” criam as maiores e mais graves heresias. O pior de tudo é que o ouvinte, ao qual não conhece a palavra, acredita e toma como bússola para guiar sua vida.
Por fim, cuidado com certas “esquisitices” dentro das igrejas (amarrar Satanás, abençoar água por oração, sal grosso para descarrego, abençoar fotografias, etc.). Estas práticas são tiradas de passagens bíblicas isoladas e de eventos acidentais, não sendo uma prática respaldada pelo ensino bíblico geral. A pregação expositiva verdadeira faz teologia bíblica. Assim, devemos tomar muito cuidado com textos bíblicos fora do contexto (texto fora do contexto é pretexto para heresia). Em fim, não está na bíblia, desconfie.







































Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas e Respostas sobre Discipulado

1. Qual o objetivo principal da vinda de Jesus e em que se concentrou sua vida?    O objetivo principal da vinda de Jesus a terra foi salvar uma raça pecadora e levantar um povo que pudesse louvá-lo para sempre. Desta forma, Ele veio como servo sofredor, ao qual se doou, cuidando dos doentes, curando os abatidos e, acima de tudo,   pregou o evangelho e fez discípulos. Desta maneira, é notório afirmar que Cristo concentrou sua atenção principalmente em: Fazer discípulos. Ou seja, pessoas que aprendessem dEle e com Ele, e então, seguissem seus passos. Em Mateus 28.18-20, depois de sua morte e antes de sua ascensão, Ele nos disse: “...Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” A comissão de Cristo é u

Ministério Infantil: Perguntas e Respostas

1. O que ensina as passagens seguintes sobre a educação dos filhos. Ex.12.26,27 Dt. 4.9,10; 6.4-7; 1.18,19.   A Bíblia nos deixa bem claro que nós, como pais, devemos ensinar a nossos filhos sobre a Palavra de Deus. Em Êxodo percebemos este exemplo dos pais transmitindo a seus filhos as experiências vividas por Deus e seus santos ensinamentos. Assim como também se confirma em Deuteronômio, ao qual Moisés, no texto Bíblico, desejava que o povo de Deus não se esquecesse de tudo o que viveram e o que viram Deus fazer; advertiu, assim, aos pais que contassem aos filhos os grandes milagres divinos. Provando, mais uma vez, a importância do ensinamento. Assim, como pais, devemos viver a palavra de Deus e as ensiná-las. A chave para que nossos filhos aprendam a amar a Deus é que eles possam ver o nosso amor, dedicação e confiança ao Senhor, não apenas em vão palavras, mas sim em atitudes do dia a dia. 2. A importância que Jesus deu a criança em Mateus 18.1-14 . Jesus u

Características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade"

Apresente as características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade" e as consequências de um discipulado no modelo bíblico Moisés-Josué. Para entendermos melhor essa relação entre discipulador e discípulo, havendo, assim, a discipulidade, vamos pautar alguns conceitos isoladamente, e assim, em fim, chegar a uma resposta plausível sobre o questionamento feito. Discipulado Um dos significados que atribuímos a esta palavra é: conjunto de disciplinas de um mestre. Desta forma, para que isso ocorre, necessita de: 1.       Relacionamento (não há discípulo se não houver relacionamento mútuo. Ou seja,   muitos querem fazer discipulado, mas poucos querem se envolver, assim o relacionamento fica corrompido - Cl 3:12-16 ); 2.       Intimidade (assim como o discipulado de Jesus - fazer morada – assim deve ser o nosso. Em outras palavras, gerar intimidade. Seguindo o exemplo do Mestre, que durante três anos andou c