sexta-feira, 30 de maio de 2014

O que é pregação expositiva? Qual sua importância para a igreja?


Pregação expositiva, ou sermão expositivo, é, principalmente, uma explanação ou exposição Do texto bíblico. Levando em conta a sua etimologia, percebemos que “explanação” vem de “explanare”, fazer plano, deixar claro. Exposição vem de “ex poser”. Assim, entendemos como: fazer um plano, deixar claro, por para fora o que a bíblia está dizendo. Tal prática é de suma importância para a igreja, pois exposição correta da palavra é alimento para a vida cristã.
Contudo, a pregação expositiva exige exposição e exegese (que é a interpretação profunda de um texto bíblico, jurídico ou literário).
A exegese tem práticas implícitas e intuitivas. A tarefa da exegese dos textos sagrados da bíblia tem uma prioridade e anterioridade em relação a outros textos. Isto é, os textos sagrados são os primeiros dos quais se ocuparam os exegetas na tarefa de interpretar e dar seu significado.
Em suma, a exegese é “tirar ideias para fora” do texto. Ela extrai o sentido histórico, gramático e real do texto. Na exegese tiram-se ideias do texto. Assim, ser exegeta é contextualizar o que foi escrito com a cultura da época e extrair os princípios morais para o tempo presente.
Com isso, podemos destacar algumas vantagens, onde o pregador obtém cultura teológica e, claro, ensina os estatutos de Deus – que estão contidos na bíblia.
Por conseguinte, devemos nos prevenir de pregações expositivas vazias, repetitivas, sem fundamentação bíblica. Estas mensagens, cercadas pelo “achismo” criam as maiores e mais graves heresias. O pior de tudo é que o ouvinte, ao qual não conhece a palavra, acredita e toma como bússola para guiar sua vida.
Por fim, cuidado com certas “esquisitices” dentro das igrejas (amarrar Satanás, abençoar água por oração, sal grosso para descarrego, abençoar fotografias, etc.). Estas práticas são tiradas de passagens bíblicas isoladas e de eventos acidentais, não sendo uma prática respaldada pelo ensino bíblico geral. A pregação expositiva verdadeira faz teologia bíblica. Assim, devemos tomar muito cuidado com textos bíblicos fora do contexto (texto fora do contexto é pretexto para heresia). Em fim, não está na bíblia, desconfie.







































Nenhum comentário:

Postar um comentário