Pular para o conteúdo principal

Como o estudo de gêneros literários específicos da Bíblia produzem maior clareza na ministração de mensagens bíblicas?



 Primeiramente, gostaria de resumir o que vem a ser gêneros literários: Trata-se de uma categoria de composição literária. A classificação das obras literárias pode ser feita de acordo com critérios semânticos, sintáticos, fonológicos, formais, contextuais, etc. Além disso, podemos ressaltar que este pode ser apresentado em verso ou prosa.
A narrativa é um estilo muito utilizado como gênero literário bíblico. O estudo do mesmo, para nós, nos trás grandes benefícios, pois produzem clareza na ministração de mensagens bíblicas, assim como estudos, etc.
Com isso, fica-nos claro dizer que a narrativa é o gênero mais comum da Bíblia. Um terço de toda a Bíblia é composto de narrativas.
Desta forma, estende-se por narrativa, em linhas gerais, trata-se de contar uma história real (ou fictícia). O fato narrado apresenta uma sequência de ações envolvendo personagens em determinado espaço e tempo.
Vale ressaltar que, quanto às narrativas bíblicas, elas foram devidamente escritas para descrever o relacionamento de Deus com seu povo – especialmente em termos da aliança.
Tais narrativas são documentos que incentivam à fé e ao conhecimento de Deus, através do relato de seus atos soberanos, bem como da resposta do povo à revelação de Deus.
Desta forma, o papel, primordial, das narrativas não são de relatar a história de forma imparcial, destacando os principais fatos históricos, como ocorre na historiografia moderna. Mas, sim, escreve sobre o propósito soberano de Deus para com seu povo. O narrador escolhe cuidadosamente eventos que venham confirmar os termos da aliança e a necessidade de fidelidade por parte do povo. Lendo as narrativas dessa maneira, teremos maior proveito e maiores condições de aplicá-las de forma contemporânea.
Consequentemente, erros hermenêuticos serão evitados se: levarmos em conta o contexto onde o texto está inserido; descobrirmos quais são os temas dominantes nas narrativas; reconhecermos que Deus é sempre o principal personagem das narrativas; não procurarmos transformar os comportamentos dos personagens ou os acontecimentos em regras, princípios e mandamentos válidos automaticamente para os cristãos;
Em suma, as narrativas descrevem o que aconteceu e não, necessariamente, o que deveria  ter acontecido – evite hipóteses e deduções, foque no acontecimento mencionada. Os exemplos só devem ser seguidos quando o contexto maior da Bíblia confirmar sua legitimidade. Os acontecimentos não precisam se repetir, mas podem-se encontrar princípios confirmados em outros lugares das Escrituras.
Outro elemento importante é que se detém aos textos proféticos. Assim, considerando a abundância de textos proféticos na Bíblia, a correta interpretação de profecias é extremamente necessária. Somente a partir da correta interpretação, estaremos em condições de aplicar a mensagem dos profetas para nós hoje. Para isso devemos: aplicar os princípios de interpretação histórica, gramatical e contextual ao texto; descobrir a quem (ou a que) a passagem se refere; observar se a passagem é didática (a principal tarefa dos profetas era chamar o povo de Deus de volta para a aliança) ou preditiva (observe se há condições para o seu cumprimento); descobrir se a profecia é única ou progressiva; identifique se a profecia é direta ou tipológica; levar em conta a linguagem figurativa e simbólica que caracteriza uma boa parte das profecias.
Por fim, quanto aos textos proféticos, devemos ressaltar que toda a bíblia se refere a Jesus, como revelação máxima de Deus. Tal princípio é fundamental para uma correta interpretação de profecias. Ainda que os profetas falassem à sua época, eles exerciam um papel mais importante de registrar a revelação progressiva do plano de redenção de Deus em Cristo.
Além das narrativas e profecias, também temos a literatura poética e de sabedoria, entre outras.
Ressaltaremos, por fim, a interpretação de poesia bíblia, o qual não é uma tarefa fácil. Sua linguagem altamente figurativa, sua literatura condicionada por um tempo específico da história, seus propósitos na cultura do povo da época e sua aplicação para nós são grandes desafios. Contudo, devemos nos ater a observar os recursos literários que são comumente usados na poesia (parelelismo, concisão ou laconismo na forma e figuras de linguagem).

Por conseguinte, os estudos dos gêneros bíblicos (feitos de forma adequada) são de suma importância para que se evite interpretações incoerentes (que apresentam achismo). Leve em consideração o texto por inteiro, não partes dele (texto fora do contexto é pretexto para heresia). Perceba o contexto ao qual o texto está inserido. Além disso, para não acontecer erros, convém, também, deixar-se guiar pelo pensamento do escritor, e tomar as palavras no sentido em que o conjunto do versículo indica, não o que o leitor acha – o “achismo” deve ser deixado totalmente de lado. E, contudo, devemos entender a importância de interpretar a bíblia corretamente, porque é a única regra de fé e prática de nós cristãos. Assim, há necessidade de uma hermenêutica correta, sem divergências (ressaltando o estudo de gêneros literários específicos da bíblia).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas e Respostas sobre Discipulado

1. Qual o objetivo principal da vinda de Jesus e em que se concentrou sua vida?    O objetivo principal da vinda de Jesus a terra foi salvar uma raça pecadora e levantar um povo que pudesse louvá-lo para sempre. Desta forma, Ele veio como servo sofredor, ao qual se doou, cuidando dos doentes, curando os abatidos e, acima de tudo,   pregou o evangelho e fez discípulos. Desta maneira, é notório afirmar que Cristo concentrou sua atenção principalmente em: Fazer discípulos. Ou seja, pessoas que aprendessem dEle e com Ele, e então, seguissem seus passos. Em Mateus 28.18-20, depois de sua morte e antes de sua ascensão, Ele nos disse: “...Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” A comissão de Cristo é u

Ministério Infantil: Perguntas e Respostas

1. O que ensina as passagens seguintes sobre a educação dos filhos. Ex.12.26,27 Dt. 4.9,10; 6.4-7; 1.18,19.   A Bíblia nos deixa bem claro que nós, como pais, devemos ensinar a nossos filhos sobre a Palavra de Deus. Em Êxodo percebemos este exemplo dos pais transmitindo a seus filhos as experiências vividas por Deus e seus santos ensinamentos. Assim como também se confirma em Deuteronômio, ao qual Moisés, no texto Bíblico, desejava que o povo de Deus não se esquecesse de tudo o que viveram e o que viram Deus fazer; advertiu, assim, aos pais que contassem aos filhos os grandes milagres divinos. Provando, mais uma vez, a importância do ensinamento. Assim, como pais, devemos viver a palavra de Deus e as ensiná-las. A chave para que nossos filhos aprendam a amar a Deus é que eles possam ver o nosso amor, dedicação e confiança ao Senhor, não apenas em vão palavras, mas sim em atitudes do dia a dia. 2. A importância que Jesus deu a criança em Mateus 18.1-14 . Jesus u

Características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade"

Apresente as características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade" e as consequências de um discipulado no modelo bíblico Moisés-Josué. Para entendermos melhor essa relação entre discipulador e discípulo, havendo, assim, a discipulidade, vamos pautar alguns conceitos isoladamente, e assim, em fim, chegar a uma resposta plausível sobre o questionamento feito. Discipulado Um dos significados que atribuímos a esta palavra é: conjunto de disciplinas de um mestre. Desta forma, para que isso ocorre, necessita de: 1.       Relacionamento (não há discípulo se não houver relacionamento mútuo. Ou seja,   muitos querem fazer discipulado, mas poucos querem se envolver, assim o relacionamento fica corrompido - Cl 3:12-16 ); 2.       Intimidade (assim como o discipulado de Jesus - fazer morada – assim deve ser o nosso. Em outras palavras, gerar intimidade. Seguindo o exemplo do Mestre, que durante três anos andou c