Pular para o conteúdo principal

Qual a relação entre o Evangelho, a Justificação Divina e a Ética (Prática) Cristã em Romanos?



Como fora aprendido nas aulas de Análise Bíblica de Romanos, o tema central desta carta é o Evangelho – do grego: euangelion – ao qual tem por definição “boas-novas”, ao qual notifica a revelação da justiça de Deus, uma justiça conquistada pelo Cristo e recebida unicamente por fé (1:16, 17); necessário a todos – tanto judeus como gentios (capítulos 1 – 3); isto também inclui Abraão – o pai da fé (capítulo 4), os benefícios dos que recebem absolvição, a imputação desta justiça e os benefícios da justificação (capítulos 5-8), a soberania de Deus (capítulos 9-11), e o viver condizente com o Evangelho da justiça de Deus (capítulos 12-16). Em suma, a justificação pela fé e as consequências práticas para a vida cristã.
Temos como autor o próprio apóstolo Paulo, mas tento em Tércio como seu escriba, ao ajudador (Rm 16:22); notamos a história do plano de redenção de Deus, ao qual é revelada através de Jesus, anunciando a justa ira de Deus contra o pecado e a provisão divina.
Assim, não podemos deixar de mencionar que Paulo fora o vaso escolhido por Cristo glorificado para levantar a igreja gentílica, revelando a todos os homens qual é a vontade de Deus por meio de sua igreja.
Esta carta está dividida em duas grandes partes:

Capítulos 1 – 11 (Parte Doutrinária)            
Capítulos 12 – 16 (Parte Prática)

Após a introdução feita por Paulo (1:1-17). Esta se inicia, a partir de 1:17 a 3:20, com uma clara exposição a corrupção e depravação total do gênero humano – em todos os sentidos de seu âmago –, na qual, toda a humanidade caída está sob a ira de Deus, de um Deus que é justo, e, por ser justo, necessita, assim, o homem ser condenado por seus pecados (Rm 3:23):

“ Todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”.

Assim, a provisão divina: a justiça de seu Filho Jesus (3.21-5.21), concretiza-se através de um plano de redenção perfeito e infalível, ou seja, a morte de Cristo, ao qual se doou para resgatar a humanidade da ira condenatória, do domínio do diabo e da escravidão do pecado.
Somente através da justificação, podemos ter paz com Cristo (6.1-8.39), e, como isso se dá? A resposta pode ser, também, encontrada em Efésios 2:8-9, que diz:

“Porque pela graça sois salvos, por meio da fé, e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie”.

E, por fim, encontramos a soberania e a fidelidade de Deus (9.1-11.36), ao qual fecha esta parte denominada “doutrinária”.

A segunda parte, tida como parte prática, inicia-se no capítulo 12, ao qual encontramos: O modo de viver compatível com a justificação pela fé (12.1-15.13). E como isso se dá? Através da conduta do cristão ideal:

ü  Dedicação verdadeira, base de toda a ação moral (12:1-2);
ü  Uso dos dons espirituais, mediante o amor (12:3-13);
ü  Amor aos inimigos (12:14-21);
ü  Submissão às autoridades constituídas (13:1-7);
ü  O amor cumpre a lei (13:8-10);
ü  O cristão e a vigilância (13:11-14);
ü  O amor cristão relativo à liberdade cristã e questões de consciência (14:1-23);
ü  O altruísmo cristão (15:1-12);
ü  Oração de Paulo pelos crentes romanos (15:13);
ü  Conclusão da Carta (15:14 – 16).

Enfim, fica-nos evidente a ética nos relacionamentos, tanto com Deus, como conosco, nosso próximo e autoridades. Assim, temos:

ü  Com Deus: consagração da vida e transformação da mente;
ü  Conosco – Eu/Ego: equilíbrio de si mesmo a partir da compreensão da graça de Deus;
ü  Com o nosso próximo: onde nosso caráter é moldado;
ü  Com as autoridades: onde estabelece obediência.

 Por conseguinte, fica-nos evidente que o apóstolo Paulo declara que o cristão demonstra que recebeu tal justificação, por intermédio do novo nascimento, quando realmente ele morre com Cristo e para o pecado; isto se dá, quanto este novo nascido tem uma atitude de arrependimento genuíno, e sua vida resulta na prática da santidade e amor em todos os aspectos, seja eles em seus relacionamentos (convívio social), moral e espiritual; claro, tendo como primordial a obediência a Deus. Deste modo, entende-se por justificação, não apenas aspectos de salvação, mas, também, este deve causar repercussões sobre os relacionamentos deste indivíduo. Ou seja, A justificação proporcionada por Cristo, não só produz salvação, produz também uma vida cristã em que nossos relacionamentos são aprimorados.
Enfim, Deus exerceu sua misericórdia, aquele homem errôneo ao qual ele elegeu, o seu eleito, ao qual era morto em seus delitos e pecados. Assim, Deus o regenerou, abriu-lhes os olhos e ouvidos, pois só depois disto este teria vida e poderia se arrepender e ter fé; desta forma, o morto, agora vivo, é justificado – adotados por Deus. Desta forma, este homem não deve viver para si mesmo, apenas, mas para Deus e seu próximo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Perguntas e Respostas sobre Discipulado

1. Qual o objetivo principal da vinda de Jesus e em que se concentrou sua vida?    O objetivo principal da vinda de Jesus a terra foi salvar uma raça pecadora e levantar um povo que pudesse louvá-lo para sempre. Desta forma, Ele veio como servo sofredor, ao qual se doou, cuidando dos doentes, curando os abatidos e, acima de tudo,   pregou o evangelho e fez discípulos. Desta maneira, é notório afirmar que Cristo concentrou sua atenção principalmente em: Fazer discípulos. Ou seja, pessoas que aprendessem dEle e com Ele, e então, seguissem seus passos. Em Mateus 28.18-20, depois de sua morte e antes de sua ascensão, Ele nos disse: “...Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; ensinando-os a obedecer a todas as coisas que Eu vos tenho mandado; e eis que Eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.” A comissão de Cristo é u

Ministério Infantil: Perguntas e Respostas

1. O que ensina as passagens seguintes sobre a educação dos filhos. Ex.12.26,27 Dt. 4.9,10; 6.4-7; 1.18,19.   A Bíblia nos deixa bem claro que nós, como pais, devemos ensinar a nossos filhos sobre a Palavra de Deus. Em Êxodo percebemos este exemplo dos pais transmitindo a seus filhos as experiências vividas por Deus e seus santos ensinamentos. Assim como também se confirma em Deuteronômio, ao qual Moisés, no texto Bíblico, desejava que o povo de Deus não se esquecesse de tudo o que viveram e o que viram Deus fazer; advertiu, assim, aos pais que contassem aos filhos os grandes milagres divinos. Provando, mais uma vez, a importância do ensinamento. Assim, como pais, devemos viver a palavra de Deus e as ensiná-las. A chave para que nossos filhos aprendam a amar a Deus é que eles possam ver o nosso amor, dedicação e confiança ao Senhor, não apenas em vão palavras, mas sim em atitudes do dia a dia. 2. A importância que Jesus deu a criança em Mateus 18.1-14 . Jesus u

Características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade"

Apresente as características necessárias para quem é "discipulador" e para quem tem "discipulidade" e as consequências de um discipulado no modelo bíblico Moisés-Josué. Para entendermos melhor essa relação entre discipulador e discípulo, havendo, assim, a discipulidade, vamos pautar alguns conceitos isoladamente, e assim, em fim, chegar a uma resposta plausível sobre o questionamento feito. Discipulado Um dos significados que atribuímos a esta palavra é: conjunto de disciplinas de um mestre. Desta forma, para que isso ocorre, necessita de: 1.       Relacionamento (não há discípulo se não houver relacionamento mútuo. Ou seja,   muitos querem fazer discipulado, mas poucos querem se envolver, assim o relacionamento fica corrompido - Cl 3:12-16 ); 2.       Intimidade (assim como o discipulado de Jesus - fazer morada – assim deve ser o nosso. Em outras palavras, gerar intimidade. Seguindo o exemplo do Mestre, que durante três anos andou c