O livro de Números
deriva seu nome (em nossas Bíblias em português, como nas versões latina e
grego) dos dois censos nele narrados. Quanto
à ênfase na pessoa de Deus, percebemos sua benevolência e severidade ao
disciplinar seu povo; já no plano para estabelecer seu reino, percebemos a
organização política do reino de Deus.
No aspecto histórico, o
livro de Números começa onde termina o Êxodo, dando lugar necessariamente às
seções de narrativas dispersas de Levítico. Abrange um período de
aproximadamente 40 anos na história da caminhada de Israel para a Palestina.
Conquanto, anos estes que descrevam, em geral, a peregrinação – é evidente que
o povo residiu ao sul de Canaã, principalmente na zona conhecida como o
Neguebe, não muito distante de Cades-Barnéia, durante 38 anos. No decorrer
desse período, o tabernáculo foi o ponto central tanto da vida civil como da
religiosa, visto como era aqui onde Moisés exercia suas funções
administrativas.
Presume-se que o povo seguia os costumes dos
povos nômades, vivendo em tendas e apascentando os rebanhos nas estepes
semiáridas. Nestas circunstâncias, o povo necessitava da provisão especial
divina de alimentos e água.
No livro de Números, Deus é apresentado como
um soberano que exige absoluta obediência à sua santa vontade, mas que, também,
demonstra misericórdia ao penitente e obediente. Assim, como o pai educa e
castiga a seus filhos, Deus dirige a Israel, seu povo amado.
Em suma, como já
citado: Tal livro é dividido em duas
partes:
1º parte: capítulo 1 a 25 – (pecado e julgamento). Fala sobre
a geração ingrata e que murmurava (prova e reprova do povo de Deus), mostrando,
então, a dureza do povo de Israel, que já havia andado 38 anos no deserto.
Nesta parte teve o primeiro censo; morte da primeira geração dos israelitas.
2º parte: capítulo 26 a 36 – (novo grupo e nova geração).
Ocorre o segundo censo; momento de esperança – um tom de otimismo -, onde estão
acampados nas campinas de Moabe. Este livro termina com esta marca de
esperança, porém esta nova geração ainda não fora provada.
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