Evangelho de Lucas
O
Autor do terceiro evangelho é Lucas. Conforme seu nome indica, ele era um
gentio (com muito menor probabilidade, pode ter sido um judeu helenista). Ele é
também o autor do livro de Atos.
Lucas
foi um importante companheiro do Apóstolo Paulo (At 20.7,13;21.5;27.2); por
quem também foi cognominado: “o médico amado” (Cl 4.14) e “cooperador” (Fl 24).
Além
de ser médico por profissão, nota-se que era homem culto, devido ao primoroso
trabalho que realizou ao escrever seus dois livros que compõem o NT. Conforme é
indicado nos prefácios de seus livros, Lucas executou um cuidadoso trabalho de
pesquisa, e finalmente o apresentou em um refinado estilo literário.
Algumas
evidências da autoria de Lucas:
Ø
A
conexão existente entre o Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos aponta para
uma única autoria. Ambos são dirigidos à mesma pessoa – Teófilo, e Atos também
menciona claramente a precedência de um livro, com as características próprias
de um dos Evangelhos (1.1-4). Além disso, a semelhança de estilos entre as duas
obras não deixa dúvida de que o livro de Atos e o terceiro Evangelho têm um
único autor.
Ø
Com
forte presença nas Epístolas Paulinas, Lucas é o único companheiro de Paulo
omitido nominalmente em Atos; porém, é ele quem mais apropriadamente se insere
no uso da 1a pessoa do plural, que em algumas ocasiões é usado em Atos (At
16.10,16).
Ø
O
autor deste Evangelho é um perito no grego, o que certamente qualifica o bem-educado
companheiro grego de Paulo.
Ø
Há
também vestígios de que o autor é um médico, isto é, terminologias e atenções
próprias de um médico (4.35, 38; 5.12; 8.44; 13.11).
Ø
A
tradição da Igreja Antiga (Irineu, Clemente de Alexandria, Tertuliano, Eusébio,
Prólogos Anti-marcionitas e Cânon Muratoriano) sustenta a autoria de Lucas.
Lucas,
é o único autor gentio do Novo Testamento. Com suas duas obras, ele é
responsável por aproximadamente ¼ do conteúdo do NT. Mais da metade do conteúdo
do Evangelho de Lucas é material exclusivamente seu, em relação aos outros
Evangelhos.
Data
De
acordo com o prefácio de Atos dos Apóstolos, o Evangelho de Lucas foi escrito
primeiro; porém, a composição de Atos deve ter sucedido imediatamente à do
Evangelho. São principalmente duas as datas aproximadas sugeridas para a
composição deste Evangelho:
Ø
A
primeira possibilidade é que o Evangelho tenha sido escrito entre os anos 58 e
60 d.C., quando Lucas acompanhava o apóstolo Paulo em seu aprisionamento em
Cesareia.
Ø
Conforme
a segunda possibilidade, o Evangelho teria sido escrito entre os anos 62 e 63,
quando Lucas acompanhou Paulo em sua primeira prisão em Roma. O ministério de Paulo
ocupa a maior parte do livro de Atos, Lucas certamente não teria deixado de
mencionar o martírio de Paulo, acontecido entre 65 e 67 d.C., se este tivesse
ocorrido antes da conclusão do livro de Atos.
Portanto,
seja qual for a data, é importante notar que o Evangelho de Lucas também
começou a circular entre as igrejas em um tempo bem remoto. Certamente a data
de composição antecede a queda de Jerusalém no ano 70, prevista por Jesus
(21.20-24).
Pois
não há qualquer menção do acontecimento, como já realizado. Somente são
compelidos a datar os Sinóticos depois do ano 70 d.C. aqueles que não admitindo
a possibilidade da profecia preditiva, consideram este registro como tendo sido
feito depois do acontecido (a queda de Jerusalém), mas registrado como se fosse
profecia.
Tal
hipótese é contrária ao caráter, natureza e propósito das Sagradas Escrituras,
nas
quais
a profecia preditiva é um elemento não raro.
Propósito
Lucas
escreveu ao mundo grego:
Ø
Ele
mesmo era grego.
Ø
Lucas
dedicou seu livro a uma autoridade civil grega (1.3).
Ø
Ele
empenhou-se em demonstrar a isenção de culpa do cristianismo perante o Império
Romano (Lc 23.13-15 e At 26.30-32).
Ø
O
caráter universal de sua mensagem (2.28-32;3.4-6;4.25-28) confirma sua intenção
de comunicar-se com a cultura grega.
Ø
Sua
metodologia de pesquisa (1.1-4) e seu estilo literário eram especialmente
interessantes ao leitor de cultura grega.
Ø
Sua
genealogia remonta a Adão, dando maior ênfase à universalidade do Evangelho, do
que Mateus, que retrocede a genealogia de Jesus Cristo somente até Abraão.
O
propósito do Evangelho de Lucas é anunciar a Jesus Cristo como o Salvador do
mundo, Salvador não somente para o povo judeu, mas para todos os povos da terra
(1.4;211,29-32;4.16-21;19.10). Tal propósito reflete o fato de haver sido
companheiro e ajudador do Apóstolo Paulo, que a si mesmo se considerava
“apóstolo dos gentios”.
Características especiais
Este
é o Evangelho que mais salienta, o que hoje é chamado: a dimensão social do
cristianismo. Jesus é também especialmente retratado como o Salvador da
humanidade sofrida:
Ø
Na
atenção de Jesus aos degradados moralmente: como a adúltera (7.36-50), a
parábola do filho pródigo (15.11-32), a parábola do fariseu e do publicano
(18.9-14), no encontro com Zaqueu (19.1-10), e com o criminoso arrependido
(23.39-43).
Ø
Na
postura de Jesus para com os Samaritanos (9.51-56; 10.29-37; 17.11-19).
Ø
No
cuidado para com os pobres (6.20;7.22;14.12-24).
Ø
No
trato para com as mulheres: Algumas lhe deram apoio ministerial (8.1-3); outras
desfrutaram de sua amizade (10.38-42), e também foram testemunhas de sua
ressurreição (23.55-24.10).
O
Evangelho de Lucas dá uma ênfase especial ao ministério do Espírito Santo
durante o ministério terreno de Jesus (1.15,35. 3.22,4.1-18....). Em Atos,
Lucas não abandona esta ênfase, embora o descreva na relação com o ministério
apostólico e, também, à vida da Igreja.
O
prólogo do Evangelho de Lucas revela o interesse do mundo de sua época,
especialmente as pessoas mais influenciadas pela cultura grega, pela exatidão
histórica. Por isso, Lucas apresenta um relato da vida de Jesus Cristo com
precisão histórica e cronológica.
Lucas
dá grande ênfase à historicidade do Evangelho (1.1-4,5; 2.1-2; 3.1-2),
relacionando Jesus e sua obra, não somente aos judeus, mas também ao contexto
histórico e geográfico do Império Romano (1.5).
Outra
importante observação é que, como quem escreve a uma mentalidade grega, e por
isso apresenta a rigorosa metodologia de pesquisa que fez (é claro, dentro dos
padrões de sua época e contexto), e tenha suprido sua apresentação de Jesus
Cristo com datas de acontecimentos, tanto no contexto judaico quanto no romano,
Lucas não ignora o valor da História da Redenção registrada no Antigo
Testamento, que é mais proeminente em Mateus. Lucas também se refere a Jesus
como o cumprimento do AT (24.26-27).
Sem
ignorar a divindade de Jesus Cristo (1.35), Lucas enfatiza a sua humanidade,
apresentando-o como verdadeiro homem, o único perfeito homem, não afetado pela
Queda. No Evangelho de Lucas, Jesus é referido 24 vezes como o “Filho do Homem”
– um título baseado no livro de Daniel (7.13) que além de enfatizar a
humanidade de Jesus Cristo e indicar sua origem celestial (natureza divina),
também o identifica com o glorioso Messias das Escrituras do AT.
Esboço
O Salvador do Mundo
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Sua Apresentação 1-3
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1
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Anúncio
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2
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Nascimento/Infância
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3
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O Testemunho de João Batista
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Sua Autoridade e Ensino 4-21
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4
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Início do ministério/sinais
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5-6
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Vocação, sinais, ensinos
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7
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Sinais – messias
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8
|
Parábolas – sinais
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9-10
|
Orientações sobre o discipulado
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11
|
Ensinos sobre a oração
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|
12
|
Características do servo fiel
|
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13-15
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Sinais, parábolas, ensinos s/ o
Reino
|
|
15-18
|
Parábolas: O Salvador dos
perdidos
|
|
19-21
|
O Salvador do Israel reprovado
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|
Sua Rejeição
22-23
|
Paixão e Morte
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|
Sua
Exaltação
24
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Ressurreição e Ascenção
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